domingo, 6 de setembro de 2009

MEMORIAL DE LEITURA

Iniciei minha alfabetização aos 6 anos, não foi fácil, pois na minha cidade não tinha jardim de infância( como dizia na época). A leitura foi desabrochar no meio do ano, para maior alegria de meus pais, eles me ajudavam muito. Primeira filha, ensinavam à noite com lamparina, pois a energia era regada.
Fui alfabetizada pela cartilha “ Caminho Suave – método silabação”, a partir do momento que despertei para a leitura, tudo fluía muito bem, pois meus pais só tinham quarta série, porém meu pai era comerciante e muito prático, exigia a palavra correta e me auxiliava em tudo.
Os outros anos do Ensino Fundamental lembro que só lia o que era necessário na escola. Infelizmente meus pais tinham em mente que livro era supérfluo, eles não tinham o hábito de leitura . Assistia jornal ou ouvia a notícia pelo rádio. Lembro que apanhei porque comprei escondido uma coleção de Contos:” Branca de neve, Patinho Feio e outros...” - quando veio a cobrança a casa veio abaixo.Nas brincadeiras da noite na rua ouvia causos que hoje são registrados em livros como lendas” Negrinho do Pastoreio,Lobisomem,Saci pererê...
Nas séries finais do Ensino fundamental tive mais acesso à leitura através das Revistas TV, Contigo, e romance: Sabrina... A literatura flui na oitava série com obras de José de Alencar- Moreninha, Iracema, Ubirajara. No segundo grau, hoje Ensino Médio li outras obras de José de Alencar, Machado de Assis ( onde me apaixonei por Capitu),e Jorge Amado. Li também O Pequeno Príncipe, porém um livro que marcou e sigo como lição de vida Fernão Capelo -Gaivota- pela persistência de vencer novos horizontes, gosto pelo desafio, o nunca desistir.
Nisso tudo ,o gosto pela leitura, o ler pelo ler, não veio de professores e sim de um amigo de trabalho “ Savio” ( in memorial), ele lia como nunca e aquilo me intrigava, pois já morava em Colorado do Oeste-RO,e era alfabetizadora na época. Me tornou sócia do Círculo do livro, sempre debatia sobre as leituras oferecidas por ele. No começo senti obrigada a ler por sentir vergonha de não interagir nesse mundo tão mágico com ele, depois tomei gosto e passei a ser assídua. Sempre dizia leia “como a inocência de uma criança”. Neste período era mantenedora de uma escola particular e incentivava meus alunos a leitura e influenciei com alguns paradidáticos: A ilha perdida, Coração de onça, O Outro Lado da Ilha, O Mistério do Cinco estrelas, Meninos Sem Pátria, Um Cadáver Ouve Rádio, O Escaravelho do Diabo entre outro,mostrando a eles o prazer de ler sem compromisso.
No período da faculdade tive um professor de literatura "poeta por excelência”, onde me deliciava em suas aulas. Neste período já trabalhava no final do ensino fundamental e consegui influenciar muito os alunos, pois trabalhava com projetos de leitura. Pude também conhecer outros clássicos da literatura brasileira e portuguesa como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Guarani, O primo Basílio, O crime do Padre Amaro, entre outros.
Trabalhando no Ensino Médio o contato com a leitura foi maior pois a semente já estava germinada e a leitura entre os meus fluía, apesar de frustrar-se com colegas de trabalho e até gestores que achava supérfluo este trabalho e não investia em acervos literários, mas nunca desisti. Junto com outros professores trabalhamos com o “Projeto- O prazer da leitura” envolvemos leitura em quadrinhos, Crônicas, Contos, Romances , jornais, revistas e outros...Participei também do Projeto “Viagem Nestlé pela Literatura" (projeto maravilhoso onde o incentivo pela leitura era extasiante).

É importante salientar alguns livros e autores como: Dom Quixote, a Odisséia, A Divina Comédia, Os Luzíadas, A bagaceira, Memorial do Convento, Madame Bovary, foram alguns dos que li e trabalhei nessa época, os autores da nossa literatura : Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Érico Veríssimo, Antonio Callado, Jorge Amado,Saramago, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa,Clarice Lispector, Murilo Rubião entre outros.
Leio também pelo prazer, posso citar O Monge e o Executivo de James C. Hunter, Vencendo as Imperfeições de Umberto Ferreira, O caçador de pipas de Khaled Hosseini, Maria a maior Educadora da história, A Cabana e outros...
Hoje, professora universitária e formadora do GESTAR busco a leitura como três pilares: leitura pelo prazer, por conhecimento e pelo estudo, tenho hábito de ler livros científicos pois busco fontes de pesquisa para melhoria da minha formação.
Fomento que ler e escrever aguça a consciência, amplia horizontes, abri caminhos e gera possibilidades de vivermos em um mundo melhor.

Formadora de Língua Portuguesa – GESTARII – Colorado do Oeste –RO – Laura Regina Pereira de Souza Moro

Nenhum comentário:

Postar um comentário