No dia 10 de junho de 2009, realizamos a 5ª oficina - TP 3 - U10 do GESTAR II com o tema Gêneros Textuais; do intuitivo ao sistematizado e Trabalhando com Gêneros textuais.
Iniciei a oficina com o vídeo: “Comercial Nota 100”,onde instiguei os cursistas sobre a importância de enfocar o gênero textual nos textos sendo ele oral ou escrito. Através de slides fizemos a retomada dos conteúdos das Unidades 09 e 10 do TP3 de Língua Portuguesa, e com isso a socialização do TP, com o objetivo de sintetizar o que foi estudado nas unidades.
Num segundo momento dividi a turma em quatro grupos através da dinâmica dos “envelopes coloridos”. Formados os grupos, eles tinham que analisar uma variedade de textos colocados em cartazes, na sequência um determinado grupo escolhia três textos e determinava a outro grupo para definir a que Gênero textual pertencia e suas características. Dessa forma ia se revezando grupo a grupo respeitando as limitações individuais e oferecendo oportunidade para que todos pudessem participar comentando o que foi exposto e acrescentando informações que julgassem pertinentes ao assunto em questão.
Na terceira parte da oficina iniciamos ”Relato de Experiência” onde a maioria aplicou as atividades e demonstraram prazer ao relatar. O interessante é que houve uma integração nas aplicações, pois todos os Avançando na pratica foram aplicados e pudemos interagir as experiências de forma dinâmica mostrando-se satisfeitos com os resultados.
Para a atividade de transposição didática continuamos com os mesmos grupos e, na seqüência, uma apresentação dos descritores de habilidades do programa e a exposição oral e visual de um planejamento para que os cursistas pudessem interagir nos grupos com o conhecimento prévio dos itens a serem trabalhados no planejamento das aulas. Fizemos a leitura dos textos “Poema tirado de uma notícia de jornal”, de Manuel Bandeira e “Bom dia” de Gilberto Gil e Milton Nascimento, inclusive com as ilustrações audiovisuais. Os grupos realizaram um planejamento onde trabalharam com o primeiro texto e apresentaram á sala co muito dinamismo.
Fizeram “Avaliação da oficina” de forma positiva onde destacaram que foi muito proveitosa a oficina pela troca de experiências e interação de todo o grupo nos estudos presencial e semipresencial.
Encerrei a oficina feliz por sentir que tinha feito a diferença na vida dos cursistas, pois como formadora procuro através dos estudos objetivar uma melhoria do ensino aprendizagem, deixando um pequeno texto para reflexão : “Bons professores, como a aranha,sabem que lições, essas teias de palavras, não podem ser tecidas no vazio. Elas precisam de fundamentos. Os fios por finos e leves que sejam, têm que estar amarrados a coisas sólidas: árvores, paredes, caibros. Se as amarras são cortadas, a teia é soprada pelo vento, e a aranha perde a casa. Professores sabem que isso vale também para as palavras: separadas das coisas, elas perdem seus sentido. Por si mesmas, elas não se sustentam. Como acontece com a teia de aranha, se suas amarras às coisas sólidas são cortadas, elas se tornam sons vazios: nonsense...( Rubem Alves,2001:19). Quero observar que tenho a colaboração da coordenadora e formadora de matemática Giovana Solange da Rosa Fantin Missiatto durante toda oficina.
Iniciei a oficina com o vídeo: “Comercial Nota 100”,onde instiguei os cursistas sobre a importância de enfocar o gênero textual nos textos sendo ele oral ou escrito. Através de slides fizemos a retomada dos conteúdos das Unidades 09 e 10 do TP3 de Língua Portuguesa, e com isso a socialização do TP, com o objetivo de sintetizar o que foi estudado nas unidades.
Num segundo momento dividi a turma em quatro grupos através da dinâmica dos “envelopes coloridos”. Formados os grupos, eles tinham que analisar uma variedade de textos colocados em cartazes, na sequência um determinado grupo escolhia três textos e determinava a outro grupo para definir a que Gênero textual pertencia e suas características. Dessa forma ia se revezando grupo a grupo respeitando as limitações individuais e oferecendo oportunidade para que todos pudessem participar comentando o que foi exposto e acrescentando informações que julgassem pertinentes ao assunto em questão.
Na terceira parte da oficina iniciamos ”Relato de Experiência” onde a maioria aplicou as atividades e demonstraram prazer ao relatar. O interessante é que houve uma integração nas aplicações, pois todos os Avançando na pratica foram aplicados e pudemos interagir as experiências de forma dinâmica mostrando-se satisfeitos com os resultados.
Para a atividade de transposição didática continuamos com os mesmos grupos e, na seqüência, uma apresentação dos descritores de habilidades do programa e a exposição oral e visual de um planejamento para que os cursistas pudessem interagir nos grupos com o conhecimento prévio dos itens a serem trabalhados no planejamento das aulas. Fizemos a leitura dos textos “Poema tirado de uma notícia de jornal”, de Manuel Bandeira e “Bom dia” de Gilberto Gil e Milton Nascimento, inclusive com as ilustrações audiovisuais. Os grupos realizaram um planejamento onde trabalharam com o primeiro texto e apresentaram á sala co muito dinamismo.
Fizeram “Avaliação da oficina” de forma positiva onde destacaram que foi muito proveitosa a oficina pela troca de experiências e interação de todo o grupo nos estudos presencial e semipresencial.
Encerrei a oficina feliz por sentir que tinha feito a diferença na vida dos cursistas, pois como formadora procuro através dos estudos objetivar uma melhoria do ensino aprendizagem, deixando um pequeno texto para reflexão : “Bons professores, como a aranha,sabem que lições, essas teias de palavras, não podem ser tecidas no vazio. Elas precisam de fundamentos. Os fios por finos e leves que sejam, têm que estar amarrados a coisas sólidas: árvores, paredes, caibros. Se as amarras são cortadas, a teia é soprada pelo vento, e a aranha perde a casa. Professores sabem que isso vale também para as palavras: separadas das coisas, elas perdem seus sentido. Por si mesmas, elas não se sustentam. Como acontece com a teia de aranha, se suas amarras às coisas sólidas são cortadas, elas se tornam sons vazios: nonsense...( Rubem Alves,2001:19). Quero observar que tenho a colaboração da coordenadora e formadora de matemática Giovana Solange da Rosa Fantin Missiatto durante toda oficina.
Roteiro Oficina 05- Gestar II -Língua Portuguesa
7:15 h – Mensagem inicial “Comercial Nota 100”
7:30 h – Retomando o conteúdo: Gêneros e Tipos textuais (Slides)
- Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado;
- Trabalhando com gêneros textuais.
8:20 h – Dinâmica para divisão de grupos (Análise de textos reconhecendo gêneros textuais)
8:30 h- Relatos de experiência com o Avançando na Prática;
8:30 h- Relatos de experiência com o Avançando na Prática;
9 h - Intervalo
9:15 h – OFICINA 5 - Apresentação do texto:
- Poema tirado de uma notícia de jornal
-Ilustração audiovisual;
- Poema- Bom dia; Apresentação da música;
-Ilustração audiovisual;
- Poema- Bom dia; Apresentação da música;
9:30 h – Trabalho em grupo: Planejar a exploração dos poemas com os alunos e, se possível uma atividade de produção textual.Sugestão de textos para serem trabalhados no dia a dia em sala de aula.
10:20 h – Socialização das atividades preparadas pelos grupos;
10:50 h – Avaliação da oficina;
11 h – Antecipando o próximo encontro.
11:15 h - Encerramento
Formadora do Gestar II – Língua Portuguesa – Colorado do Oeste – ROLaura Regina P. S. Moro
Nenhum comentário:
Postar um comentário