quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RELATO DA OFICINA – TP5 –UNIDADE 17
LÍNGUA PORTUGUESA – 20/10/09

A oficina aconteceu na sala do GESTAR-SEMEC no dia 20/10/09, às 7h, iniciamos com uma mensagem de Bom Dia pedindo ao Pai discernimento e muita luz na vida de todos presentes.

Fizemos uma retomada da TP4 -U16-Seção3- ler para aprender- seus objetivos e sempre revendo sobre a importância da leitura não só em sala de aula. Para reflexão apresentei o vídeo “É proibido ler” e discutimos sobre a mensagem que tenta mostrar de forma oposta o quanto a leitura humaniza o ser. Em seguida apresentei o vídeo “Simplesmente ler’ , inferindo a leitura como forma de prazer.

Momento Socialização da Oficina 8 – Planejamento Profissões, e do AAA4 – aulas da U15 – 4 a 8 ,onde foram aplicadas em sala através de um Avançando na Prática. Após este momento encerramos os trabalhos com a TP4 através da avaliação.

Iniciamos os estudos com a TP5 conhecendo os assuntos a serem trabalhados e introduzi a U17 inferindo seus objetivos, começamos os estudos através da Seção 1 com o tema – A noção de estilo e o objetivo da Estilística, discutimos se “o uso de estilo é consciente?”, fizemos leitura do texto de Paulo Mendes campos “ Os diferentes estilos” e trabalhamos uma atividade de reescrita do texto com o poema de Manuel Bandeira “ O bicho”, sendo que a sala foi dividida por grupos e os cursista reescreveram o poema e apresentaram tentando imitar o estilo de um apresentador televisivo mostrando que cada ser adota um estilo. Na segunda atividade estudamos qual a diferença entre estilo e variante lingüística?, fizemos a leitura do texto –“ Cada um é cada um’ analisando as variantes aplicadas ao texto.
Na SEÇÃO 2 – A Estilística do som e da palavra , através de seu objetivo fomos compreender os recursos expressivos ligados ao som e a palavra. Atividade- Leitura dos Trava-língua,observando a combinação dos sons, fizemos também a leitura do texto “ palavras são palavras...’ crônica de Celso ferreira Costa, onde o autor brinca com o jogo das palavras. Já na SEÇÃO 3- A Estilística da frase e da enunciação – tendo como objetivo a relação dos discursos. Apresentei alguns textos para compreendermos o uso do discurso dentro das tipologias textuais e os grupos apresentaram suas produções após a leitura do texto TANGO.
A Lição de casa foi apresentado três Avançando na prática para escolher um e aplicar em sala , onde será socializado na próxima oficina.
Encerrei a oficina com Avaliação e após passei uma vídeo homenageando os cursistas pelo dia do professor “ Meu querido mestre’ mostrando a eles que a valorização está em cada um de nós.
Cora Coralina já dizia ‘ o que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando no fim terás o que colher’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário