quarta-feira, 11 de novembro de 2009

RELATO DA OFICINA – TP5 –UNIDADE 20
LÍNGUA PORTUGUESA – 09/11/09


No dia 09 de novembro de 2009, às 7h , iniciei a oficina através de uma mensagem para reflexão de como os estudos estão inferindo na aplicação dos conteúdos em sala de aula. Comentamos sobre o TP5-U19- Coesão,sempre focando que a coesão mantêm estreito laços com a coerência na construção da tessitura textual..

Introduzi a Unidade 20 apresentando os objetivos a serem alcançados e o tema Relações lógicas no texto ,que podem ser estabelecidas entre as informações de um texto focalizando a temporalidade, a identidade, a negação e a implicação. Na SEÇÃO1- A lógica do(no0 texto-Objetivo- Identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construção de sentidos do texto- após estudos realizamos atividade do AAA5 – Relação lógica do texto, e o texto Os Sapos.

Na SEÇÃO2 – A negação – relação lógica que representa a exclusão, a rejeição de uma informação ou da possibilidade de ocorrência de algum fato ou evento.. Analisamos a música composta por Samuel Rosa – Te ver- onde através das negações aponta contradições e o Avançando na Prática com o texto Dona Custódia- elementos de negação e exclusão, neste momento partimos para a OFICINA 10 – onde cada grupo produziu um texto publicitário fazendo uso de linguagem verbal e não verbal,explorando recursos visuais e lingüísticos, provocando a atenção e o interesse dos compradores por meio de uma frase negativa aliada a informações sobre o produto. O resultado da oficina foi socializado com a sala.

Quanto a SEÇÃO 3 – Significados implícitos – analisamos relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos, inferimos Atividade 24 – Canção popular – Nave terra ( Rita Lee e Roberto Carvalho)Onde realizamos as questões propostas na TP.

Intervalo e em seguida socialização das aplicações dos Avançando na Prática realizados pelos cursitas em sala de aula, apresentação das aulas foi de suma importância, pois a cada socialização percebia o interesse dos mesmos em anotar como foi a aplicação. Discutimos o texto Ampliando nossas referências e as questões.

Encerramos a oficina analisando “a língua dispõe de variados recursos para marcar as relações lógicas que constituem a textualidade e funcionam como pistas para a depreensão dos implícitos”.

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