RELATO DA OFICINA – TP4 –UNIDADE 14 e 15
LÍNGUA PORTUGUESA – 18/09/09
No dia 18 de setembro de 2009 , às 13h, iniciei a oficina na sala do GESTAR-SEMEC com apresentação do slide LETRAS, onde fizemos uma reflexão sobre a importância da escrita.
Fizemos uma retomada na U 14- revendo seus objetivos e apresentei o texto do AAA4- pág.47- Uma história curiosa- fizemos a leitura e discutimos sobre o significado do texto. Logo após entreguei ATIVIDADE 2, com várias palavras que não era do conhecimento dos cursistas. A proposta era produzir um texto em grupo e socializar com a sala, a produção aconteceu de forma descontraída com muito risos e curiosidades sobre o significado das palavras, quando houve a socialização apresentei os significados para verificar se houve sentido na construção do texto. Concluindo que quando construímos um texto, lemos e interpretamos utilizando conhecimentos construídos anteriormente a fim de construirmos o novo.
Socializamos a OFICINA 7 interligada ao Avançando na prática – CIDADEZINHA QUALQUER. E os cursistas comentaram sobre a importância desta atividade em resgatar a história da cidade.
Em seguida explorei através de slides-charge REFORMA ORTOGRÁFICA, e comentamos sobre o assunto e como o professor deve trabalhar em sala de aula, forma gradativa sem saturar o assunto.
Momento – LIÇÃO DE CASA- SOCIALIZAÇÃO TP4- U15 – SEÇÃO1- Por que e para que perguntar – apresentaram a oficina os cursistas: Nilton,Mônica, Diva e Edy. No primeiro momento apresentaram o objetivo da seção, comentaram sobre o livro – Este admirável mundo louco – Ruth Rocha, apresentaram a biografia sobre a autora e alguns livros. A cursista Edy narrou o livro- Como se fosse dinheiro – para um dos grupos dramatizassem este contexto, pois eles tinham dividido a sala em quatro grupos determinando a eles algumas atividades com o texto de Ruth Rocha- Admirável Mundo Louco: 1º grupo:perguntas e respostas; 2ºgrupo:leitura de imagens; 3°grupo: reescrever o texto através de imagens; 4º : dramatizar o texto. Aplicação foi muito boa, pois conseguiram interagir a sala com dinamismo e todos compreenderam objetivo da seção.
Fizemos a leitura do texto: Por que meu aluno não lê? . Ampliando nossas referências, onde as reflexões deste levou os cursistas a discutirem vários assuntos e isso foi muito bom.
Para a próxima oficina a Lição de casa ficou para as Escolas Manuel bandeira, D. João VI e Paulo de Assis Ribeiro com a U16.
Percebo que com essa divisão de estudo por escola o estudo da TP está mais direcionado e o interesse dos cursistas quanto ao próximo encontro cria certa expectativa, pois cada grupo quer preparar a oficina de forma dinâmica e interativa. O estudo de formação veio contribui coma integração dos cursistas de língua portuguesa de Colorado de Oeste.
“ Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.( Augusto Cury)
LÍNGUA PORTUGUESA – 18/09/09
No dia 18 de setembro de 2009 , às 13h, iniciei a oficina na sala do GESTAR-SEMEC com apresentação do slide LETRAS, onde fizemos uma reflexão sobre a importância da escrita.
Fizemos uma retomada na U 14- revendo seus objetivos e apresentei o texto do AAA4- pág.47- Uma história curiosa- fizemos a leitura e discutimos sobre o significado do texto. Logo após entreguei ATIVIDADE 2, com várias palavras que não era do conhecimento dos cursistas. A proposta era produzir um texto em grupo e socializar com a sala, a produção aconteceu de forma descontraída com muito risos e curiosidades sobre o significado das palavras, quando houve a socialização apresentei os significados para verificar se houve sentido na construção do texto. Concluindo que quando construímos um texto, lemos e interpretamos utilizando conhecimentos construídos anteriormente a fim de construirmos o novo.
Socializamos a OFICINA 7 interligada ao Avançando na prática – CIDADEZINHA QUALQUER. E os cursistas comentaram sobre a importância desta atividade em resgatar a história da cidade.
Em seguida explorei através de slides-charge REFORMA ORTOGRÁFICA, e comentamos sobre o assunto e como o professor deve trabalhar em sala de aula, forma gradativa sem saturar o assunto.
Momento – LIÇÃO DE CASA- SOCIALIZAÇÃO TP4- U15 – SEÇÃO1- Por que e para que perguntar – apresentaram a oficina os cursistas: Nilton,Mônica, Diva e Edy. No primeiro momento apresentaram o objetivo da seção, comentaram sobre o livro – Este admirável mundo louco – Ruth Rocha, apresentaram a biografia sobre a autora e alguns livros. A cursista Edy narrou o livro- Como se fosse dinheiro – para um dos grupos dramatizassem este contexto, pois eles tinham dividido a sala em quatro grupos determinando a eles algumas atividades com o texto de Ruth Rocha- Admirável Mundo Louco: 1º grupo:perguntas e respostas; 2ºgrupo:leitura de imagens; 3°grupo: reescrever o texto através de imagens; 4º : dramatizar o texto. Aplicação foi muito boa, pois conseguiram interagir a sala com dinamismo e todos compreenderam objetivo da seção.
Fizemos a leitura do texto: Por que meu aluno não lê? . Ampliando nossas referências, onde as reflexões deste levou os cursistas a discutirem vários assuntos e isso foi muito bom.
Para a próxima oficina a Lição de casa ficou para as Escolas Manuel bandeira, D. João VI e Paulo de Assis Ribeiro com a U16.
Percebo que com essa divisão de estudo por escola o estudo da TP está mais direcionado e o interesse dos cursistas quanto ao próximo encontro cria certa expectativa, pois cada grupo quer preparar a oficina de forma dinâmica e interativa. O estudo de formação veio contribui coma integração dos cursistas de língua portuguesa de Colorado de Oeste.
“ Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.( Augusto Cury)
Nenhum comentário:
Postar um comentário