RELATO DA OFICINA – TP4 –UNIDADE 14
A oficina 7 do GESTAR II de Língua Portuguesa iniciou às 7h, no dia 11 de setembro de 2009, através de Boas vindas da coordenadora Giovana e por mim( Laura Regina - formadora de L.P.), aos cursistas presentes.
No primeiro momento passei um documentário “ O sabor e o saber”,levando a uma reflexão sobre a postura de educador, partindo para uma discussão ( onde particularmente percebo que os mais novos tem receio de expor suas idéias.Conclui esse debate com a fala de Irandé Antunes “ não há um paralelo entre educador e educando. Percebe-se que o que se aplicava há vinte anos atrás, hoje continua igual. O nosso aluno muda.O mundo muda...”
Partimos para a atividade 2- Socializar o Filme “Narradores de Javé”, pois era Lição de casa análise do filme.Após vários comentários referente as análises e entrega dos textos o cursista Nilton leu seu texto ( gênero poético – literatura de cordel ) em forma de repentista,inferindo que o registro através da escrita pode ser em qualquer gênero, o importante é o texto ter significado e estrutura e privilegie um olhar cultural sobre a língua.
Voltamos a refletir os objetivos da U13 – Seção1- Letramento- onde a cursista Geovânia da E.E.E.F. Julieta explanou sobre a importância de trabalhar na escola o Gênero Publicidade, inserindo atividade 7 da TP4- U13- S.1, página 28 e 29, apresentou através de slides a paráfrase –“ Hino Patrocinado”, trabalhou com slogan e finalizou com uma atividade em que os cursistas em grupo iria criar um logotipo através de um produto, e socializar à todos.
Na seção2 – Letramento e diversidade cultural, as cursistas; Tatiane, Irene e Francinete da E.E.E.F.16 de Junho apresentaram o conteúdo dramatizando uma cultura local – Expocol – demonstrando que essa cultura é uma junção de muitas outras. Trabalharam a oralidade socializando os demais cursistas.
Na seção 3 – Conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita – as cursistas:Alessandra, Célia e Cleonice da E.E.E.F.Governador Ângelo Angelin trabalharam através da seção as páginas 47,48 e 49- Cultura Afro Brasileira, leitura dos textos e demonstraram como foi a aplicação destas aulas em forma de projeto em sua escola através de slides, músicas, danças, degustação de alimentos e outros... Como atividades para os cursistas solicitou um planejamento por escola utilizando as sugestões apresentadas sobre o Resgate à Cultura Africana, onde os mesmos socializaram com os demais.
Após este momento de inferências pelos cursistas, retomei a oficina com o texto Ampliando nossas referências a releitura e com os cursistas sintetizando os pontos de maior importância para o nosso aprendizado.
A Lição de Casa será com U15 – Mergulho no texto designando a Seção 1 e 2 às escolas Ana Néri e Manuel Bandeira para preparar atividades que será aplicando na próxima oficina. Avançando na Prática – AAA4 – aulas 4,5,6,7 e 8, páginas 89 a 102.
Encerramos com avaliação onde a maioria dos cursistas disseram que gostaram da forma que o estudo direcionou, pois dessa forma o TP foi mais explorado nos estudos proporcionando uma socialização entre as escolas.
Como formadora percebo que alguns cursistas ainda resiste ao novo,pois tem medo de inovar o seu trabalho por estar irraigado ao velho e não percebe que o “ conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um dado, possibilitando que não sejamos meros reprodutores”.( Burnham- Mídias)
Formadora do Gestar II – Língua Portuguesa – Colorado do Oeste – ROLaura Regina P. S. Moro
A oficina 7 do GESTAR II de Língua Portuguesa iniciou às 7h, no dia 11 de setembro de 2009, através de Boas vindas da coordenadora Giovana e por mim( Laura Regina - formadora de L.P.), aos cursistas presentes.
No primeiro momento passei um documentário “ O sabor e o saber”,levando a uma reflexão sobre a postura de educador, partindo para uma discussão ( onde particularmente percebo que os mais novos tem receio de expor suas idéias.Conclui esse debate com a fala de Irandé Antunes “ não há um paralelo entre educador e educando. Percebe-se que o que se aplicava há vinte anos atrás, hoje continua igual. O nosso aluno muda.O mundo muda...”
Partimos para a atividade 2- Socializar o Filme “Narradores de Javé”, pois era Lição de casa análise do filme.Após vários comentários referente as análises e entrega dos textos o cursista Nilton leu seu texto ( gênero poético – literatura de cordel ) em forma de repentista,inferindo que o registro através da escrita pode ser em qualquer gênero, o importante é o texto ter significado e estrutura e privilegie um olhar cultural sobre a língua.
Voltamos a refletir os objetivos da U13 – Seção1- Letramento- onde a cursista Geovânia da E.E.E.F. Julieta explanou sobre a importância de trabalhar na escola o Gênero Publicidade, inserindo atividade 7 da TP4- U13- S.1, página 28 e 29, apresentou através de slides a paráfrase –“ Hino Patrocinado”, trabalhou com slogan e finalizou com uma atividade em que os cursistas em grupo iria criar um logotipo através de um produto, e socializar à todos.
Na seção2 – Letramento e diversidade cultural, as cursistas; Tatiane, Irene e Francinete da E.E.E.F.16 de Junho apresentaram o conteúdo dramatizando uma cultura local – Expocol – demonstrando que essa cultura é uma junção de muitas outras. Trabalharam a oralidade socializando os demais cursistas.
Na seção 3 – Conhecimento prévio e atividade de leitura e escrita – as cursistas:Alessandra, Célia e Cleonice da E.E.E.F.Governador Ângelo Angelin trabalharam através da seção as páginas 47,48 e 49- Cultura Afro Brasileira, leitura dos textos e demonstraram como foi a aplicação destas aulas em forma de projeto em sua escola através de slides, músicas, danças, degustação de alimentos e outros... Como atividades para os cursistas solicitou um planejamento por escola utilizando as sugestões apresentadas sobre o Resgate à Cultura Africana, onde os mesmos socializaram com os demais.
Após este momento de inferências pelos cursistas, retomei a oficina com o texto Ampliando nossas referências a releitura e com os cursistas sintetizando os pontos de maior importância para o nosso aprendizado.
A Lição de Casa será com U15 – Mergulho no texto designando a Seção 1 e 2 às escolas Ana Néri e Manuel Bandeira para preparar atividades que será aplicando na próxima oficina. Avançando na Prática – AAA4 – aulas 4,5,6,7 e 8, páginas 89 a 102.
Encerramos com avaliação onde a maioria dos cursistas disseram que gostaram da forma que o estudo direcionou, pois dessa forma o TP foi mais explorado nos estudos proporcionando uma socialização entre as escolas.
Como formadora percebo que alguns cursistas ainda resiste ao novo,pois tem medo de inovar o seu trabalho por estar irraigado ao velho e não percebe que o “ conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um dado, possibilitando que não sejamos meros reprodutores”.( Burnham- Mídias)
Formadora do Gestar II – Língua Portuguesa – Colorado do Oeste – ROLaura Regina P. S. Moro
Nenhum comentário:
Postar um comentário