RELATO DA OFICINA – TP4 –UNIDADE 13
LÍNGUA PORTUGUESA – 25/08/09
Iniciando o encontro fizemos uma reflexão com o clipe “OCEANO, que fala sobre os desafios e necessidades do homem na atualidade vencer.
A seguir, retomamos os conteúdos das unidades estudadas: Leitura, escrita e cultura ( Unid.13) . Introduzimos a seção1 com questionamentos referentes ao assunto ali tratado e sistematizamos com a exploração de slides previamente preparados.
Convidei-os a ouvir a música: A LISTA – de Osvaldo Montenegro e através da música socializamos a atividade Memorial de leitura e Biografia.
Na seção2 –Letramento e diversidade cultural , discutimos sobre Letramento e Alfabetização suas diferenças e junções, em slides apresentei um poema e comentários de Magda Soares e para compreendermos melhor estudamos a seção. Em seguida convidei-os para assistir o filme : Narradores de Javé –um filme sobre memória, história e exclusão. Após este momento fizemos análise do filme com a proposta de produzir uma resenha e socializar no próximo encontro.
Pudemos observar que uma boa parte dos cursistas não estão fazendo a leitura prévia das Unidades que são estudadas nas oficinas, como foi sugerido por nós. Devido a isso, resolvemos sugerir a criação de grupos de estudo por escola que se reuniriam durante a semana, de modo a discutirem o assunto da teoria e prepararem a apresentação(seminário) as seções estudadas. Sugerimos então que os mesmos fizessem anotações sobre dúvidas, discordâncias e comentários a respeito do conteúdo para serem expostos e discutidos nos plantões pedagógicos.
A Lição de Casa ficou dividida: Seção1-E.E.E.F.Julieta Vilela Velozo, Seção2-E.E.E.F.16 de Junho, Seção3 - E.E.E.F.Governador Ângelo Angelin, os demais estudar o texto Ampliando nossas referências.
Concluímos o encontro com a avaliação, enquanto explicava para o três grupos como seria a próxima oficina. Sinto que alguns cursistas ainda não entenderam a amplitude do nosso trabalho e não estão, realmente, levando-o a sério. Mas creio que, mesmo esses, em breve estarão sentindo as mudanças que o programa proporciona. Mudanças essas que não se restringem apenas ao conhecimento teórico adquirido, mas alcança e transforma as concepções e práticas no ensino da língua.
Formadora do Gestar II – Língua Portuguesa – Colorado do Oeste – ROLaura Regina P. S. Moro
Nenhum comentário:
Postar um comentário